Porcenalato e suas qualidades
Postado em: 12 de JUN de 2020

O porcelanato é um tipo de revestimento mais sofisticado e que dá um acabamento mais elegante aos ambientes.
 
No geral, eles são mais resistentes que os revestimentos cerâmicos e, inclusive, absorvem menos água que os demais, garantindo, assim, maior durabilidade.
 
Eles podem receber diferentes acabamentos — como o esmaltado, acetinado ou polido — ter as bordas arredondadas (bold) ou retas (retificado) e ainda ter tamanhos diferentes.
 
Com tipologia inovadora, o piso porcelanato possui revestimento cerâmico de alta resistência, que é obtido por meio de matérias-primas de grande pureza. No Brasil, esse tipo de material é pouco utilizado.
 
Entre as vantagens de seu uso está a durabilidade e a coloração uniforme, além de ser um produto impermeável, que pode ser utilizado em ambientes residenciais ou comerciais, áreas internas ou externas. As características técnicas específicas dependem do processo de fabricação e da escolha das matérias-primas. O porcelanato é utilizado por diversos motivos, como alta resistência à abrasão e grande durabilidade. Hoje, são oferecidas no mercado placas de diversos tamanhos com variedade de tons e texturas, o que o caracteriza como um produto bastante versátil. Ainda é impermeável e de instalação rápida
 
Existem diversos tipos de porcelanato, dentre eles o porcelanato técnico e o esmaltado. O primeiro é composto por uma massa prensada que não recebe aplicação de esmalte em sua superfície, e pode ser polido – com brilho – ou natural. Já o esmaltado possui as mesmas características técnicas, porém, passa por uma etapa de esmaltação no processo produtivo, os revestimentos mais indicados para áreas externas são aqueles que trazem características antiderrapantes, podendo ser utilizados em áreas planas que estão sujeitas à umidade, tais como bordas de piscinas, calçadas e áreas descobertas. Nos ambientes internos, o porcelanato composto por superfície brilhante, como o polido ou esmaltado, é o mais indicado.