Confira tudo o que você precisa saber sobre Porcelanato
Postado em: 14 de JUN de 2019

O porcelanato domina o mercado de materiais de construção, seja nas as lojas especializadas, casas, e edifícios. A preferência por esse tipo de acabamento vem das suas qualidades como grande resistência ao desgaste, ideal para pisos, e por ser uma alternativa esteticamente agradável a materiais mais nobres, como o granito. 

 

Porém, assim como qualquer outro material, você precisa saber como instalar e manter o porcelanato, quais ambientes são ideais para receber esse revestimento e como escolher o tipo de mais se adequa ao seu projeto.


Por isso, a Tomasoni Materiais de Construção traz algumas dicas:


• Quais os diferentes tipos de porcelanato?


Existem vários tipos no mercado, que variam de acordo com a estética e em quesito técnico, como a porosidade da peça. Para áreas externas ou molhadas como banheiros, é indicado modelo mais poroso e rugoso, menos escorregadio do que aquele escolhido para a parte interna.


Também é necessário estar atento ao PEI (Porcelain Enamel Institute), que varia de 0 a 5 e indica a capacidade do piso em suportar desgaste por atrito, como o tráfego de pessoas. Quanto maior o índice, mais resistente o porcelanato. É importante levar em consideração quantas pessoas irão passar pelo local e que tipo de sapatos elas usam. Para áreas internas como há menos fluxo de pessoas não é necessário um PEI tão grande.

 

• O que considerar na parte estética quando escolher um porcelanato?


É comum que este material, assim como as cerâmicas, imite outros revestimentos. Mas nem todas as imitações são bem feitas, por isso atenção. Os porcelanatos que lembram cimento e concreto ou granilite costumam ter um pouco mais de personalidade. Na hora de escolher, o ideal é pedir a peça para ver a amostra no chão, porque é a essa distância que você irá encará-la no dia a dia.


Em relação a cores e o tamanho da peça depende de questões funcionais como qual será o uso do espaço e se tem alguma restrição técnica, ou o gosto pessoal de quem frequentará o local.

 

• Quais as principais diferenças entre porcelanato e outras cerâmicas?
O porcelanato é uma cerâmica mais resistente, por apresentar uma base mais rígida e maior espessura, com cerca de 1 cm. Essa resistência também possibilita que ele seja cortado com perfeitos ângulos de 90º, enquanto a cerâmica tradicional tem bordas mais irregulares. Essa precisão no corte permite que seja aplicado com a chamada junta seca, a menor largura possível de rejunte (2 mm). Isso reduz a aparência de sujeira e gera um acabamento mais bonito e homogêneo. Além disso, o porcelanato tem peças bem maiores que outras cerâmicas e azulejos, o que reduz a quantidade de juntas.


• Como fazer a manutenção?
A grande vantagem desde revestimento é não precisar de manutenção, por ser extremamente resistente. Mas, quando danificado não tem conserto. Uma vez machucado o esmalte do porcelanato, a massa fica exposta e tende a ficar manchada com o tempo, de forma irreparável. Da mesma forma, se a peça foi riscada ou encontra-se opaca, é necessário substituí-la por outra. Para esses casos, vale sempre no ato da compra investir em uma quantidade 10% maior de peças.


• E para limpar?
O porcelanato não precisa de muita água para a higienização, pode usar pano úmido e produto de limpeza não abrasivo. Como a superfície não é porosa, a sujeira não é absorvida e fica apenas na superfície. Caso precise esfregar, o ideal é usar vassoura ou escova de cerdas macias. Evite usar objetos cortantes como espátulas, que podem machucar o esmalte da peça. Vale lembrar que o rejunte escuro nem sempre é sujeira: como leva até 7 dias para secar, ao lavar o piso constantemente, você pode causar mofo, o grande responsável por esse escurecimento.

 

• Como prolongar a vida útil do porcelanato?
Apesar de resistentes, os porcelanatos podem sofrer desgastes com o tempo. Para prolongar sua vida útil, cuidados simples podem ser tomados, como: proteger os pés do mobiliário com carpete ou feltro, para não arranhar; na limpeza, evitar produtos que possuam ácido em sua formulação, optando sempre por detergente neutro diluído em água; evitar contato de produtos abrasivos em superfícies brilhantes; aplicar cera líquida em produtos polidos, para proteger a superfície.

 

• Além de pisos e paredes, quais outros usos têm o porcelanato?


Ele pode ser usado em qualquer superfície e é comum em bancadas, substituindo o granito, por exemplo. O único problema é que, por mais que as peças estejam cada vez maiores, elas ainda não se comparam às dimensões de uma pedra e são necessárias mais emendas. O material também pode ser usado para criar móveis, como mesas e aparadores.

 

Gostou das dicas? Visite a Tomasoni e escolha o porcelanato ideal para sua obra!


Serviço
Tomasoni

Rua Tenente Ary Rauen, 574, Mafra.
(47) 3642-2234