3 tipos de rejunte
Conhecer os diferentes tipos de rejunte é muito importante para que você escolher a opção certa para usar em uma obra ou reforma.
Ainda há um grande número de pessoas que acredita que todos os rejuntes são iguais, o que pode ser um enorme problema.
Esse artigo tem o intuito de mostrar a você os diversos tipos de rejunte existentes e para quais situações eles são bem indicados.
1- Rejunte cimentício
O rejunte cimentício é o mais comum entre os tipos de rejunte e também é o mais barato, por isso mesmo é que ele é tão usado pela maior parte das pessoas.
Você pode encontrar a versão desses rejunte para pisos e revestimentos feitos de cerâmica e outra versão que é voltada para o porcelanato.
Caso sua intenção seja fazer a aplicação do rejunte entre os porcelanatos, não importa se na área interna ou externa, deve-se fazer o estabelecimento mínimo de 2 milímetros.
Caso você deseje fazer a aplicação desse tipo de rejunte entre as peças de cerâmica, então o espaçamento mínimo deverá ser de 3 milímetros.
Se o uso do rejunte for feito em áreas que sejam úmidas, como é o caso dos banheiros ou dos ambientes externos, então é preciso que primeiramente ele passe por uma impermeabilização.
Como esse rejunte tem uma capacidade enorme de absorver líquidos, eles acabam ficando manchados, acumulando mofo e também sujeira.
Esse tipo de rejunte possui um acabamento que é tem uma qualidade bem menor do que as outras opções, mas é ideal para ser aplicado nos locais onde as juntas são maiores, devido ao aspecto dele que é mais áspero e mais rugoso.
2- Rejunte acrílico
É o tipo de rejunte mais moderno, entre aqueles que são mais acessíveis, e possui também um ótimo custo-benefício, quando se considera o longo prazo.
A aplicação correta do rejunte acrílico traz uma maior durabilidade e um acabamento de muito mais qualidade, o que faz com que o valor mais elevado seja compensado.
A aplicação desse tipo de rejunte não é difícil, desde que sejam seguidos todos os procedimentos indicados pelo fabricante do produto.
É possível comprar esse rejunte já pronto para ser utilizado, ao contrário de outros tipos existentes, nos quais é necessário adicionar água.
3- Rejunte epóxi
O rejunte epóxi é o melhor tipo de rejunte para ser aplicado em piscinas, então não há como escolher outra opção se essa for à finalidade de uso.
Ele tem um preço superior ao do rejunte cimentício, mas o acabamento dele é bem superior e ele também é compatível com os mais diversos revestimentos, o que faz com que seja ótimo para uso.
Esse tipo de rejunte costuma ainda contar com qualidades como ser antimofo, ser impermeável e antimanchas, mas não são todas as marcas que possuem essas características.
É por todas elas que é muito indicado fazer uso do rejunte epóxi para piscinas, já que ele não mancha e não cria infiltrações com a umidade constante.
A aplicação desse tipo de rejunte é bastante simples, mas é muito importante que seja realizada a limpeza daquelas peças que serão rejuntadas, o que deve ser feito com as ferramentas indicadas.
Conclusão
Como você viu, existem muitos tipos diferentes de rejuntes e conhecer os principais é essencial para que a sua escolha seja realizada da forma certa, de acordo com as suas necessidades.
Neste texto, nós mostramos a você quais são os principais tipos, as características e as indicações de uso de cada um deles, facilitando e muito a sua escolha.